A importância da natação no tratamento de doenças respiratórias
- Administrador
- 30 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualmente tem se falado bastante sobre os benefícios da prática regular das atividades aquáticas, seja elas, hidroginástica, natação ou hidroterapia, além de habilitar os praticantes a interagir no meio aquático, ainda trás consigo diversos benefícios em relação a saúde e também no tratamento de doenças respiratórias.
De acordo com estudos já realizados por otorrinolaringologistas, pneumopediatras e fisioterapeutas, é possível afirmar que pessoas portadoras de alguma doença respiratória crônica como asma, bronquite, sinusite, rinite entre outras, atestam uma melhora notável ou até mesmo a cura dessas doenças se inseridas num programa de práticas aquáticas.
Os movimentos e exercícios trabalhados na natação auxiliam no alongamento dos músculos intercostais, torácicos e diafragmáticos promovendo maior ventilação pulmonar, além de trabalhar constantemente a respiração, que coordenada durante a prática, alivia e ajuda na limpeza dos seios nasais.
Portanto, a natação que além de ser um esporte de alto rendimento, considerada a melhor estratégia para garantir a sobrevivência em meio líquido, também é capaz de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias se incluída num programa de treinamento adequado elaborado por profissionais.
Vale ressaltar que ela não inibe a importância de seguir as orientações / recomendações de médicos especialistas, mas pode ser por si só uma alternativa saudável e prazerosa no enfrentamento dessas doenças , reduzindo o volume de medicação, das crises e promovendo bem-estar acima de tudo gerado pela prática.
PROFESSORA
Barbara Theotonio de Almeida
CREF SP
155784-G
@baah_theotonio
Comments