Vias metabólicas: a importância do tempo de descanso entre as séries da musculação
Pouco se fala da importância do tempo de descanso entre os estímulos na musculação e a grande maioria das pessoas não respeita essa variável no treinamento, ocasionando atrasos ou a falta de resultados expressivos no ganho de massa muscular e no emagrecimento.
Nosso corpo tem diferentes formas de produzir energia, algumas mais lentas, outras mais rápidas. São chamadas de vias metabólicas. Dependendo do estímulo que seu corpo estiver enfrentando, ele priorizará alguma delas.
O tempo de descanso é o tempo que determinada via metabólica demora para se reconstituir. Assim como você precisa dormir mais ou menos oito horas por dia para recuperar suas energias, seu corpo precisa de alguns minutos para restabeler suas vias metabólicas.
Em estímulos de força, com cargas mais altas e menos repetições por série, a principal via em atividade é a da creatina. Essa é a que produz energia mais rápido, todavia, é a mais demorada para se restabelecer. Em torno de três minutos, podendo chegar à cinco minutos dependendo do indivíduo e do estímulo. Bastante coisa né?
Em estímulos de hipertrofia em que a principal via a ser utilizada é a nossa glicólise, a produção de energia será um pouco mais lenta, porém você manterá o estímulo por mais tempo, fazendo mais repetições. Essa aqui se restabelece mais rápido, em torno de um a dois minutos. Com essa você está acostumado, não é?
Acredito que esteja se perguntando: e a gordura? Que hora eu utilizo? Então. Quando fazemos exercícios de baixíssima intensidade priorizamos a via da gordura. E depois de uns trinta minutos de forma mais eficiente, dependendo do indivíduo. A via metabólica da oxidação lipídica é pouco eficiente durante o treinamento. Por essa você também não esperava né?
O grande problema é que as pessoas ou descansam pouco ou descansam demais.
Se a carga estiver ajustada corretamente, descansar pouco fará com que o próximo estímulo seja menos eficiente que o anterior, pois a via energética ainda está debilitada. Se descansar demais o estímulo será muito menor do que é para ser e a evolução será quase nula.
Existem diferentes tempos de descanso para diferentes estímulos. Seu professor ou seu personal trainer não estipularam aquilo ao acaso, portanto, leve com mais seriedade e disciplina essa variável tão importante durante o treinamento.
PROFESSOR
Gabriel Perrone Cota
CREF SP
144942-G/SP
Comments