top of page

Como melhorar a respiração lateral no nado crawl?

A respiração lateral é uma das principais dificuldades na natação, especialmente para os alunos iniciantes.


Uma boa respiração lateral é sinônimo de um bom deslize, uma boa posição de nado e consequentemente um menor gasto energético durante a aula.


Além da mudança de posição da cabeça, na natação também deve-se mudar a dinâmica da respiração, ou seja, inspirar pela boca fora d’água e expirar pelo nariz dentro d’água.


Para tornar o movimento automático e mais natural possível é necessária uma rotação de tronco, a fim de que o corpo todo fique deitado lateralmente e assim não ter a necessidade de levantar a cabeça pra respirar, fato que empurraria o quadril pra baixo aumentando o arrasto e prejudicando a continuidade do nado.


A cabeça também exerce função determinante na respiração, pois precisa estar em rotação para que a boca esteja fora d’água no momento de inspirar.


Para completar, o braço de apoio, aquele que está estendido na água no momento da respiração, deve permanecer relaxado até o final do movimento dando suporte para que a cabeça rode na superfície.


Portanto, não são somente as vias aéreas envolvidas no processo da respiração lateral. O movimento é mais complexo do que apenas inspirar e expirar, o tronco, a cabeça e o braço de apoio desempenham um papel fundamental na manutenção e estabilidade do corpo na superfície, o que proporciona a segurança necessária para que a respiração aconteça de maneira coordenada.


PROFESSOR

Sérgio Henrique do Amaral Freitas

CREF SP

097460 – G/SP

INSTAGRAM


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


blog zone.png

Em nosso blog você vai encontar conteúdos interessantes sobre atividade física, saúde e bem estar!

Post´s

Tags

Nenhum tag.
bottom of page