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Controle de carga na musculação

Esse é um dos erros mais comuns na academia. Também é a variável mais falada e comentada, mas são poucos que sabem administrá-la da forma correta.

Um treinamento de musculação é dividido em séries e repetições, e a carga deve ser bem administrada durante a execução dos exercícios.

Você já deve estar familiarizado com as famosas três ou quatro séries de dez ou doze repetições, mas sabia que essas são repetições máximas? Isso mesmo! Se durante a série de dez repetições você conseguir realizar a décima primeira com tranquilidade, significa que o controle da carga não está certo. O mesmo vale se na mesma série você não conseguir chegar na décima repetição realizando o movimento corretamente.

O que mais acontece é que dificilmente as pessoas tentam subir o peso nos exercícios. É visto facilmente alguém fazendo o treinamento utilizando cargas baixas ou médias durante longos períodos, fazendo com que sua evolução seja limitada. Para conseguir evoluir precisamos de tempos em tempos subir o peso, deixar mais difícil. E isso não é fácil de se fazer. A partir do momento que nos acostumamos com algo é complicado tomarmos a decisão de sair dessa zona de conforto. Se a intensidade do estímulo não gerar muito esforço seu corpo entenderá que o que ele já possui é suficiente e poupará energia ao invés de se desenvolver.

O que também é visto com frequência são pessoas aumentando demais a carga, ocasionando em más execuções dos movimentos e aumento nos riscos de lesão. A evolução aqui deve ser gradativa e controlada. Subir a carga demais sem preparo é completamente contra indicado e perigoso portanto, nao tenha pressa e suba as cargas aos poucos.

Como vimos, saber controlar a carga é de suma importância para seu desenvolvimento. É comum acontecerem erros e equívocos no começo. Para você que acha que não consegue subir o peso e acha que já está no limite faz tempo, tente aumentar. E para você que está apressado em amentar demais o peso, tenha calma, com mais tempo conseguirá levantar até mais carga do que a que coloca a mais hoje.


PROFESSOR

Gabriel Perrone Cota

CREF SP

144942-G/SP

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